Este é um momento marcante para a cidade: o Rio guina... para o futuro!
Nenhum carioca ficará incólume, nenhum carioca pode ficar indiferente.
Esta é também uma das minhas formas de participar: sugerir caminhos para o Rio.
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quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A Linha X – o Metrô Transversal do Rio!

Para que esta proposição, de uma linha de metrô ligando a Barra ao Aeroporto, não pareça excessivamente elitista, vale a pena citar uns complementos ou extensões, para aquele que seria, na prática (considerando outras vias, como os trens e os BRTs), o Metrô justo e necessário para a cidade do Rio de Janeiro.
            O X (desta vez, da solução...) da questão está na Estação São Cristóvão. Nela teríamos o encontro da Linha 4 com uma outra linha do Metrô, a qual, enquanto não se define nova nomenclatura geral, será chamada de Linha X.

No sentido sul, a Linha X criaria mais uma opção de acesso ao Centro da cidade. Seria a ligação com a Linha 2, na Estação Estácio (e daí, ao Centro, quando o trecho para a Estação Carioca for finalmente construída...). Importantíssimo, nesta área, é a Estação Leopoldina, uma parada fundamental, a longo prazo, para a grande metrópole do Rio de Janeiro, pela conexão com o trem-bala Rio-São Paulo-Campinas. É bem verdade que o trem-bala sofre críticas contundentes e está com a licitação suspensa, e além disso a área já tem dono. Ainda que o trem-bala não seja construído, a Estação Leopoldina será útil para os prédios do previsto Porto Olímpico.


No sentido oeste, a Linha X seria a rota transversal da cidade, com vários cruzamentos, fazendo uma diagonal por toda a Zona Norte, que terminaria (ou não, depende do futuro...) em Realengo, numa conexão com a SuperVia e próximo (podendo ter alguma extensão) do Parque Olímpico e do futuro Autódromo.
            O primeiro dos cruzamentos, bem próximo, na Estação Triagem, já seria duplo: com o Metrô e com o ramal Saracuruna da SuperVia, que, certamente (por favor!), muito antes disto terá qualidade de metrô... Antes dela, já teríamos necessidade de duas estações: Estação Argentina (na própria Pça. Argentina, perto da rua São Luiz Gonzaga e do Largo da Cancela) e Estação Pedregulho, no próprio Largo do Pedregulho (que atenderia às favelas do Tuiuti e os “fundos” do complexo da Mangueira).
            A partir de Triagem, a Linha X entra numa faixa intermediária entre a Linha 2 do Metrô e o ramal de Deodoro da SuperVia, atravessando áreas de grande densidade populacional. A seguir, simplificadamente, uma relação de estações.
            Primeiro trecho, logo após Triagem: Estação Riachuelo (esquina ruas Magalhães Castro e Manoel Cotrim, perto do SENAI/CETIQT, Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil) – Estação Jacaré (na rua 2 de Maio, perto do Largo do Jacaré) – Estação Cachambi (na Pça. Orlando Silva, atendendo, pela proximidade, ao lado leste do Grande Méier) – Estação Engenhão (rua Piauí, esquina de Dr. Padilha). A passagem pelo estádio do Engenhão (e, nas proximidades, o Norte Shopping), já garantiria à Linha X um bom volume de tráfego nos fins de semana.
            Segundo trecho, adiante do Engenhão: Estação Encantado (Pça. Frederico Durval, perto da Av. D. Hélder Câmara) – Estação Piedade (Av. D. Hélder Câmara, esquina de rua Pe. Manoel da Nóbrega) – Estação Quintino (esquina de rua Cupertino) – Estação Cascadura (após a SuperVia e o viaduto de Cascadura, na Pça. José de Souza Marques, cruzamento com o ramal de Deodoro da SuperVia).
            Terceiro trecho, após Cascadura: seguindo pela Av. Ernani Cardoso, a Estação Campinho (no cruzamento com o BRT Carioca, que ligará a Barra ao Aeroporto) – Estação Valqueire (na praça, aproveitando os bons ares do local, formada pelo encontro das ruas das Rosas, das Azaleias e das Hortênsias...) – Estação Sulacap (na Pça. Pardinho, onde se encontram a Estr. Japoré e a Av. Jambeiro) – Estação Afonsos (no cruzamento com o BRT TransOlímpico, perto Museu Aeroespacial, perto do Campo dos Afonsos e da Academia da Polícia Militar) – Estação Mallet (na Av. Mal. Fontineli, entre as ruas São Caetano e São Oto).
A Linha X termina na Estação Realengo (na própria praça do Campo de Marte, junto à ferrovia da SuperVia).

Atualizado em 04/10/2011

9 comentários:

Milton Guran disse...

Ótimo, Aguinaldo, meus cumprimentos, abs, G.

Márcia Hortência disse...

Muito bom o blog!!! Além de visualmente bonito, gostei muito da sua idéia da linha 4, você deveria trabalhar no planejamento e urbanização da cidade Maravilhosa.

Madalena Barranco disse...

Muito bom seu blog novo, Guina!! São Paulo também está precisando de um "Guina" para tentar ajeitar esta cidade com tanta coisa para colocar em ordem - heheh.

Abraços e sorrisos
Madalena

Elisa Ramos disse...

Muito bom, Guina!
Abçs

E L I S A R A M O S

Cristiano Mota disse...

Valeu, Guina.

Sou completamente a favor da guinada!
Um grande abraços e saudades,
Cristiano

Luiz Antonio Bandeira disse...

Super!
Estou BOQUIABERTO com a QUALIDADE da tua contribuição ao planejamento urbano, feito através do rioguina blogspot: SENSACIONAL!!!

Ana Maria Motta Ribeiro disse...

Parabéns pelo Blog do traçado do metrô!!!!!!!

Ricardo Siqueira disse...

Oi Guina, este é um projeto que todos os moradores do Humaitá aprovam! Já estamos com abaixo assinado e já encaminhamos esta opinião para frente. É muito mais inteligente e eficaz que o linhão. Vamos a luta !

Elisa Ramos disse...

Concordo com você, amigo.
O projeto original previa a linha 4 saindo da estação Botafogo, passando pelo Humaitá,
Jardim Botânico, Gávea, indo então para a Barra, com uma ligação com a linha 1.
Quebrar a estação Ipanema é um absurdo, é gastar o dinheiro publico em obra que já foi feita.
E o solo de Ipanema, que é uma restinga, pode não suportar esse buracão.
Abçs
E l i s a R a m o s