Este é um momento marcante para a cidade: o Rio guina... para o futuro!
Nenhum carioca ficará incólume, nenhum carioca pode ficar indiferente.
Esta é também uma das minhas formas de participar: sugerir caminhos para o Rio.
.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A Linha 4 ideal... a Linha N, um novo Metrô!

Para simplificar, uma apresentação da Linha 4 proposta aqui.
Para diferenciar, esta nova linha passa a ser chamada de Linha N.


a) entre Alvorada e Jardim Oceânico, um trecho de Metrô Panorâmico!... O metrô em via elevada, pelo centro da Av. das Américas. De construção bem leve e sem a ponte estaiada!... Um tipo de metrô de onde se vê a paisagem, não que agrida a paisagem... [ver detalhes]
.
b) após Rocinha e Gávea (e esta seria conexão para a extensão da Linha 1, que vem de Ipanema, adiada para mais tarde), faz a travessia ao norte da Lagoa Rodrigo de Freitas. Talvez pudesse ser uma linha elevada pela orla da Lagoa até próximo ao Humaitá, mas as condições de terreno levam para a construção no corpo do maciço montanhoso.    [ver detalhes]
.
c) na Estação Humaitá, temos a bifurcação da linha. O trecho da Linha 4A atravessa Botafogo, faz conexão com a Linha 1 e termina (e esta é nova!...) na Estação Babilônia, entre a Urca e o Leme, dando acesso aos dois bairros!    [ver detalhes]
.
d) do Humaitá, o ramal principal da Linha 4 (a Linha N) se dirige a Laranjeiras e desce até se encontrar com a Linha 1 na Estação Glória (outra novidade!...). Este cruzamento, cheio de alternativas para os passageiros, é o grande diferencial desta proposta. Em termos de construção, deve ser também o trecho prioritário da Linha 4. E boa parte dele (ao menos, o ramal Babilônia, que também tem um cruzamento com a Linha 1) pode ser construído até 2016!     [ver detalhes]
.
e) no que cruza a Linha 1, na Glória, esta Linha 4 ideal, a Linha N, cria novas opções de acesso ao Centro e a toda a cidade. Ligando o aeroporto Santos Dumont, a Praça XV, a Praça Mauá, o Porto Maravilha e a Rodoviária, torna-se uma grande alternativa de integração para os cariocas. E de facilidade de acesso para os visitantes, seja a turismo ou a negócio!     [ver detalhes]
.
f) após a Estação Rodoviária (que tambem atende ao novo Porto Olímpico), o metrô formará outra conexão na Estação São Cristóvão. Dali, sairá a futura Linha X, uma travessia transversal da cidade, na direção de Realengo. E na direção Centro, uma ligação com a Estação Estácio, com parada na Leopoldina, futuro terminal do Trem-bala   [ver detalhes]   
.
g) Porém, a Linha N continua para o norte, rumo ao Galeâo! Saindo do campo de São Cristóvão e depois de passar pelo Vasco da Gama, voltamos a ter um Metrô Panorâmico!... A linha N segue pela Av. Brasil até a Fiocruz, passa pela área da Maré e pela ilha do Fundão, e completa seu trajeto ao chegar ao aeroporto Tom Jobim!    [ver detalhes]

.
Atualizado em 14/03/2012,

3 comentários:

Felipe Berocan Veiga disse...

Vamos tirar os carros das ruas!!!

Guina Araújo Ramos disse...

Temo que eles continuarão lá...
O que importa é poder atravessar a cidade apesar deles.

Vera Sayão disse...

o metrô precisa urgente de uma reavaliação, mesmo! Hoje às 16.30 na estação Botafogo não dava nem pra entrar no vagão, agora imagina isso juntando com o fluxo da Barra! :(