Este é um momento marcante para a cidade: o Rio guina... para o futuro!
Nenhum carioca ficará incólume, nenhum carioca pode ficar indiferente.
Esta é também uma das minhas formas de participar: sugerir caminhos para o Rio.
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Linha X - o Metrô transversal do Rio

Para que esta proposição, de uma linha de metrô ligando a Barra ao Aeroporto, não pareça excessivamente elitista, vale a pena citar uns complementos ou extensões, para aquele que seria, na prática (considerando outras vias, como os trens e os BRTs), o Metrô justo e necessário para a cidade do Rio de Janeiro.
            O X (desta vez, da solução...) da questão está na Estação São Cristóvão. Nela teríamos o encontro da Linha 4 com uma outra linha do Metrô, a qual, enquanto não se define nova nomenclatura geral, será chamada de Linha X.
No sentido sul, a Linha X criaria mais uma opção de acesso ao Centro da cidade. Seria a ligação com a Linha 2, na Estação Estácio (e daí, ao Centro, quando o trecho para a Estação Carioca for finalmente construída...). Importantíssimo, nesta área, é a Estação Leopoldina, uma parada fundamental, a longo prazo, para a grande metrópole do Rio de Janeiro, pela conexão com o trem-bala Rio-São Paulo-Campinas. É bem verdade que o trem-bala sofre críticas contundentes e está com a licitação suspensa, e além disso a área já tem dono. Ainda que o trem-bala não seja construído, a Estação Leopoldina será útil para os prédios do previsto Porto Olímpico.
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No sentido oeste, a Linha X seria a rota transversal da cidade, com vários cruzamentos, fazendo uma diagonal por toda a Zona Norte, que terminaria (ou não, depende do futuro...) em Realengo, numa conexão com a SuperVia e próximo (podendo ter alguma extensão) do Parque Olímpico e do futuro Autódromo.
            O primeiro dos cruzamentos, bem próximo, na Estação Triagem, já seria duplo: com o Metrô e com o ramal Saracuruna da SuperVia, que, certamente (por favor!), muito antes disto terá qualidade de metrô... Antes dela, já teríamos necessidade de duas estações: Estação Argentina (na própria Pça. Argentina, perto da rua São Luiz Gonzaga e do Largo da Cancela) e Estação Pedregulho, no próprio Largo do Pedregulho (que atenderia às favelas do Tuiuti e os “fundos” do complexo da Mangueira).
            A partir de Triagem, a Linha X entra numa faixa intermediária entre a Linha 2 do Metrô e o ramal de Deodoro da SuperVia, atravessando áreas de grande densidade populacional. A seguir, simplificadamente, uma relação de estações.
            Primeiro trecho, logo após Triagem: Estação Riachuelo (esquina ruas Magalhães Castro e Manoel Cotrim, perto do SENAI/CETIQT, Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil) – Estação Jacaré (na rua 2 de Maio, perto do Largo do Jacaré) – Estação Cachambi (na Pça. Orlando Silva, atendendo, pela proximidade, ao lado leste do Grande Méier) – Estação Engenhão (rua Piauí, esquina de Dr. Padilha). A passagem pelo estádio do Engenhão (e, nas proximidades, o Norte Shopping), já garantiria à Linha X um bom volume de tráfego nos fins de semana.
            Segundo trecho, adiante do Engenhão: Estação Encantado (Pça. Frederico Durval, perto da Av. D. Hélder Câmara) – Estação Piedade (Av. D. Hélder Câmara, esquina de rua Pe. Manoel da Nóbrega) – Estação Quintino (esquina de rua Cupertino) – Estação Cascadura (após a SuperVia e o viaduto de Cascadura, na Pça. José de Souza Marques, cruzamento com o ramal de Deodoro da SuperVia).
            Terceiro trecho, após Cascadura: seguindo pela Av. Ernani Cardoso, a Estação Campinho (no cruzamento com o BRT Carioca, que ligará a Barra ao Aeroporto) – Estação Valqueire (na praça, aproveitando os bons ares do local, formada pelo encontro das ruas das Rosas, das Azaleias e das Hortênsias...) – Estação Sulacap (na Pça. Pardinho, onde se encontram a Estr. Japoré e a Av. Jambeiro) – Estação Afonsos (no cruzamento com o BRT TransOlímpico, perto Museu Aeroespacial, perto do Campo dos Afonsos e da Academia da Polícia Militar) – Estação Mallet (na Av. Mal. Fontineli, entre as ruas São Caetano e São Oto).
A Linha X termina na Estação Realengo (na própria praça do Campo de Marte, junto à ferrovia da SuperVia).

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