Para que esta proposição, de uma linha de metrô ligando a Barra ao Aeroporto, não pareça excessivamente elitista, vale a pena citar
uns complementos ou extensões, para aquele que seria, na prática
(considerando outras vias, como os trens e os BRTs), o Metrô justo e necessário para a cidade do Rio de Janeiro.
O X (desta vez, da solução...) da questão está na Estação São Cristóvão. Nela teríamos
o encontro da Linha 4 com uma outra linha do Metrô, a qual, enquanto não se define nova nomenclatura geral,
será chamada de Linha X.
No sentido sul, a Linha X criaria
mais uma opção de acesso ao Centro da cidade. Seria a ligação com a Linha 2, na
Estação Estácio (e daí, ao Centro, quando o trecho para a Estação Carioca
for finalmente construída...). Importantíssimo, nesta área, é a Estação Leopoldina,
uma parada fundamental, a longo prazo, para a grande metrópole do Rio de
Janeiro, pela conexão com o trem-bala Rio-São Paulo-Campinas. É bem verdade
que o trem-bala sofre críticas
contundentes e está com a licitação
suspensa, e além disso a área
já tem dono. Ainda que o trem-bala não seja construído, a Estação Leopoldina
será útil para os prédios do previsto Porto Olímpico.
No sentido oeste, a
Linha X seria a rota transversal da cidade, com vários cruzamentos,
fazendo uma diagonal por toda a Zona Norte, que terminaria (ou não,
depende do futuro...) em Realengo, numa conexão com a SuperVia e próximo
(podendo ter alguma extensão) do Parque Olímpico e do futuro Autódromo.
O primeiro dos
cruzamentos, bem próximo, na Estação Triagem, já seria duplo: com o
Metrô e com o ramal Saracuruna da SuperVia, que, certamente (por favor!), muito
antes disto terá qualidade de metrô... Antes dela, já teríamos necessidade de
duas estações: Estação Argentina (na própria Pça. Argentina, perto da
rua São Luiz Gonzaga e do Largo da Cancela) e Estação Pedregulho, no
próprio Largo do Pedregulho (que atenderia às favelas do Tuiuti e os “fundos” do
complexo da Mangueira).
A partir de
Triagem, a Linha X entra numa faixa intermediária entre a Linha 2 do
Metrô e o ramal de Deodoro da SuperVia, atravessando áreas de grande densidade
populacional. A seguir, simplificadamente, uma relação de estações.
Primeiro
trecho, logo após Triagem: Estação Riachuelo (esquina ruas Magalhães
Castro e Manoel Cotrim, perto do SENAI/CETIQT, Centro de Tecnologia da
Indústria Química e Têxtil) – Estação Jacaré (na rua 2 de Maio, perto do
Largo do Jacaré) – Estação Cachambi (na Pça. Orlando Silva, atendendo,
pela proximidade, ao lado leste do Grande Méier) – Estação Engenhão
(rua Piauí, esquina de Dr. Padilha). A passagem pelo estádio do Engenhão (e,
nas proximidades, o Norte Shopping), já garantiria à Linha X um bom volume de
tráfego nos fins de semana.
Segundo
trecho, adiante do Engenhão: Estação Encantado (Pça. Frederico Durval,
perto da Av. D. Hélder Câmara) – Estação Piedade (Av. D. Hélder Câmara,
esquina de rua Pe. Manoel da Nóbrega) – Estação Quintino (esquina de rua
Cupertino) – Estação Cascadura (após a SuperVia e o viaduto de
Cascadura, na Pça. José de Souza Marques, cruzamento com o ramal de Deodoro da
SuperVia).
Terceiro trecho,
após Cascadura: seguindo pela Av. Ernani Cardoso, a Estação Campinho (no
cruzamento com o BRT Carioca, que ligará a Barra ao Aeroporto) – Estação Valqueire
(na praça, aproveitando os bons ares do local, formada pelo encontro das
ruas das Rosas, das Azaleias e das Hortênsias...) – Estação Sulacap (na Pça.
Pardinho, onde se encontram a Estr. Japoré e a Av. Jambeiro) – Estação Afonsos
(no cruzamento com o BRT TransOlímpico, perto Museu Aeroespacial, perto do Campo
dos Afonsos e da Academia da Polícia Militar) – Estação
Mallet (na Av. Mal. Fontineli, entre as ruas São Caetano e São Oto).
A Linha X termina na Estação Realengo
(na própria praça do Campo de Marte, junto à ferrovia da SuperVia).
Atualizado em 04/10/2011
9 comentários:
Ótimo, Aguinaldo, meus cumprimentos, abs, G.
Muito bom o blog!!! Além de visualmente bonito, gostei muito da sua idéia da linha 4, você deveria trabalhar no planejamento e urbanização da cidade Maravilhosa.
Muito bom seu blog novo, Guina!! São Paulo também está precisando de um "Guina" para tentar ajeitar esta cidade com tanta coisa para colocar em ordem - heheh.
Abraços e sorrisos
Madalena
Muito bom, Guina!
Abçs
E L I S A R A M O S
Valeu, Guina.
Sou completamente a favor da guinada!
Um grande abraços e saudades,
Cristiano
Super!
Estou BOQUIABERTO com a QUALIDADE da tua contribuição ao planejamento urbano, feito através do rioguina blogspot: SENSACIONAL!!!
Parabéns pelo Blog do traçado do metrô!!!!!!!
Oi Guina, este é um projeto que todos os moradores do Humaitá aprovam! Já estamos com abaixo assinado e já encaminhamos esta opinião para frente. É muito mais inteligente e eficaz que o linhão. Vamos a luta !
Concordo com você, amigo.
O projeto original previa a linha 4 saindo da estação Botafogo, passando pelo Humaitá,
Jardim Botânico, Gávea, indo então para a Barra, com uma ligação com a linha 1.
Quebrar a estação Ipanema é um absurdo, é gastar o dinheiro publico em obra que já foi feita.
E o solo de Ipanema, que é uma restinga, pode não suportar esse buracão.
Abçs
E l i s a R a m o s
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