Este é um momento marcante para a cidade: o Rio guina... para o futuro!
Nenhum carioca ficará incólume, nenhum carioca pode ficar indiferente.
Esta é também uma das minhas formas de participar: sugerir caminhos para o Rio.
.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Proposta p/ Metrô da Linha 4 > trecho Barra-Gávea

O trecho que vai da Barra a São Conrado se manteria como no projeto em construção, mas a necessidade de extensão do metrô do Jardim Oceânico até o terminal Alvorada é evidente... Neste trecho, a linha poderia ser elevada, utilizando como base o canteiro central da Av. das Américas (aliás, uma opção muito menos invasiva do que a canaleta fechada dos ônibus BRT). A quantidade de estações não me atrevo a definir, fica por conta do peso dos (e da frequencia aos) shopping e condomínios á sua margem.
Ei, e que tal um teto envidraçado nas composições?... O trecho deve ser tratado como parte de um Metrô Panorâmico do Rio de Janeiro!
Antecipo que considero a opção da via elevada altamente positiva, não só por óbvias razões de custo, mas também por razões, sim, estéticas!... A própria experiência de viajar no metrô da Linha 2, mostra quão interessante é observar a cidade à sua volta, ainda mais quando não se está dirigindo...
Por outro lado, um metrô suspenso é visualmente muito menos agressivo do que, por exemplo, uma ponte estaiada, esta escandalosa versão das antigas fontes luminosas, que tanto orgulharam prefeitos menos modernosos que os nossos...
Aproveito para incluir a sugestão de que a ponte sobre o canal da Barra seja normal, para que deixe mais limpa a paisagem! 
A coisa muda a partir da Estação Rocinha... 
E que seja este o nome, em respeito à história da área!... São Conrado ficaria para uma futura estação no outro extremo do bairro.
Diga-se de passagem que, em outras épocas, o Metrô fugia das favelas... Não há melhor exemplo do que a ausência de uma estação entre Triagem e Maria da Graça, na Linha 2, o exato trecho das favelas do Jacarezinho e de Manguinhos, quase frente a frente, e seria uma estação com enorme fluxo de passageiros, que, afinal, há todo um povo ali a ser resgatado...
.

Da Rocinha, a linha segue para a Estação Gávea, planejada para o espaço junto à PUC e ao Planetário, no eixo da Estrada Lagoa-Barra.


Atualizado em 15/03/2012.

4 comentários:

Renato de Aguiar disse...

Sempre achei que o Metro na Barra deveria ser suspenso, e se fosse prolongar, deveria utilizar o canteiro central.

Helena Catão disse...

Muito bem Guina,
vc conhece o Rio a fundo, hein? Tomara que encontre ouvidos e olhos abertos... Boa sorte!

Helena Catão disse...

Concordo, Guina, mas surpresas acontecem. Vai que um ser mais sensível e menos contaminado se dá ao trabalho de ler...

Guina Ramos disse...

Fica dependendo das ideias serem realmente boas e do quanto a sociedade se mobiliza.