2. A complementação da Linha 2, com a construção do trecho Estácio – Praça XV e a consequente travessia da Baía de Guanabara, fazendo a ligação com a Linha 3, em direção a Itaboraí. Na direção norte, na sequencia da Linha 2 após Pavuna, a integração com a Baixada.
3. A construção da Linha X, a Transversal, levando o Metrô à Zona Oeste, com várias conexões. Em direção ao Centro, atendendo à estação do trem-bala na Leopoldina, a ligação com a Linha 1 no Estácio;
ponta, uma continuação em direção à Zona Norte, a partir da Estação Uruguai;
Sem isto, o século XXI no Rio de Janeiro ficará bem congestionado...
Atualizado em 14/03/2012,
12 comentários:
É uma linha realmente de integração! Milhares de pessoas deixariam de fazer o périplo sacolejante nos ônibus da Av. Brasil, e viriam direto ao Centro no conforto do Metrô. De passagem, colocaria as torcidas na cara do gol do Engenhão...
Pois é, Guina.
O mundo inteiro optou por diversificar linhas. Aqui a opção tem sido esticar. Até inviabilizar o transporte.
Concordo plenamente!
Muito bom Guina, falta enviar essa sugestão para a imprensa, divulgando suas idéias.
Eu não consigo entender a falta de integração entre o METRO e a Rodoviária Novo Rio, nem tão pouco com as barcas e os aeroportos. Ou alguém levou muita grana para que o obvio não fosse feito, ou é então é muita burrice mesmo!
Aproveito para agradecer a todos pelos comentários e compartilhamentos!...
São ideias que precisam circular, que dependem de vontade política para que aconteçam.
É para quem pensa no Rio de Janeiro do século XXI e não para os que estão a fim apenas dos seus interesses imediatos...
Muito interessante a serie. Obrigada
Interessante essa linha 4.
Porque o metrô do Rio não passa por nenhuma porta de entrada da cidade, qual seja: os aeroportos, portos e terminais rodoviários...
Então é um troço muito louco, pq nos deixa eternamente dependentes de linhas de ônibus que melhoraram um pouco nos últimos anos, mas estão muito aquém da demanda da cidade....!
Concordo plenamente!
Chega de ônibus atravessando a cidade de ponta a ponta!
Que sejam complementares, radiais ao Metrô e aos trens, que têm que ser revitalizados!
Isso é uma nova obra de ficção?
Tão importante quanto esta é a construção de uma linha de metrô ligando a cidade do Rio a Niterói e São Gonçalo. Infelizmente, a sociedade civil destas cidades não pressiona a sociedade política para conseguir viabilizar este importantíssimo projeto de transporte público para os cidadãos do Grande Rio. Enquanto isso a Prefeitura de Niterói tenta nos convercer que as Barcas é a solução !
a linha 1 deveria virar um anel metroviário ligando a estação uruguai à gávea. dessa forma da demanda da barra se dividiria em dois sentidos. assim como todos pontos da linha 1 poderiam ser atingidos indo tanto pelo sentido zona norte como pelo sentido zona sul>
Penso que a ligação Uruguai-Gávea desperdiça esforços, pq não considera a predominância de fluxo de passageiros vindo da Zona Norte em direção ao Centro.
Ou seja, seria uma enorme construção que não atenderia a nada no meio do trajeto.
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