Este é um momento marcante para a cidade: o Rio guina... para o futuro!
Nenhum carioca ficará incólume, nenhum carioca pode ficar indiferente.
Esta é também uma das minhas formas de participar: sugerir caminhos para o Rio.
.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Por um Metrô descomplicado para a Linha 4!

As próximas postagens devem ser lidas na ordem direta, ou seja, daqui para baixo.
Formam uma explicação progressiva, passo a passo.
Ou, de estação a estação...


A primeira opinião a ser dada é sobre a linha do metrô que chegará à Barra da Tijuca. 
O fato de se estar fazendo, ainda, apenas o túnel da ligação Barra – São Conrado, demonstra que nem todas as decisões foram tomadas.

Trata-se, neste momento, de conseguir uma solução suficiente para os Jogos de 2016, sim, mas que tenha potencial bastante para atender à população nas décadas seguintes.

O relevante (e preocupante) da situação é que temos uma Linha 2 já emendada à Linha 1, à qual se pretende ligar uma “reinventada” Linha 4, o que formaria um “linhão” da Pavuna à Barra. 
Esta inimaginável “Linha 2-1-4”, além da superlotação previsível, é prejudicada pela definição anterior da estação Ipanema/Osório como “fim de linha” (preconceituosa ou pragmática?...) e pela presença de ligações de linhas em "Y" e em "X", como a prevista para a Estação Gal. Osório.
Seriam necessários meses de obra (com o fechamento da estação e a construção de uma nova plataforma, duplicando a estação Gal. Osório) para formar este “superlinhão”... Como, entre outros motivos, poucos farão tal viagem de ponta a ponta, é óbvia a necessidade (e muitas pessoas e entidades têm afirmado isto) de que seja escolhido um outro trajeto, com foco, necessariamente, no Centro da cidade, ainda mais depois do projeto Porto Maravilha...

Objetivamente, o ponto de partida desta proposta é:

a) que seja mantido, por enquanto, o “fim de linha” da Linha 1 na Estação Ipanema/Osório, a qual continuará a ser conectada à Gávea por ônibus próprios do Metrô;
b) construir uma Linha 4 mais prática, a ser implantada em duas fases: uma, folgadamente, até os Jogos Olímpicos; a outra, na sequência.


A primeira fase de implantação da Linha 4 seria o trecho Barra – Gávea – Humaitá – Babilônia, com uma conexão com a Linha 1.
Uma linha a ser construída, certamente, a tempo das Olimpíadas de 2016. 

A partir deste ponto:
1ª. parte – trecho Alvorada-Babilônia

 Atualizado em 15/03/2012.

12 comentários:

Milton Guran disse...

Ótimo, Aguinaldo, meus cumprimentos, abs, G.

Márcia Hortência disse...

Muito bom o blog!!! Além de visualmente bonito, gostei muito da sua idéia da linha 4, você deveria trabalhar no planejamento e urbanização da cidade Maravilhosa.

Madalena Barranco disse...

Muito bom seu blog novo, Guina!! São Paulo também está precisando de um "Guina" para tentar ajeitar esta cidade com tanta coisa para colocar em ordem - heheh.

Abraços e sorrisos
Madalena

Cristiano Mota disse...

Valeu, Guina.

Sou completamente a favor da guinada!
Um grande abraços e saudades,
Cristiano

Luiz Antonio Bandeira disse...

Super!
Estou BOQUIABERTO com a QUALIDADE da tua contribuição ao planejamento urbano, feito através do rioguina blogspot: SENSACIONAL!!!

Ana Maria Motta Ribeiro disse...

Parabéns pelo Blog do traçado do metrô!!!!!!!

Ricardo Siqueira disse...

Oi Guina, este é um projeto que todos os moradores do Humaitá aprovam! Já estamos com abaixo assinado e já encaminhamos esta opinião para frente. É muito mais inteligente e eficaz que o linhão. Vamos a luta !

Elisa Ramos disse...

Concordo com você, amigo.
O projeto original previa a linha 4 saindo da estação Botafogo, passando pelo Humaitá,
Jardim Botânico, Gávea, indo então para a Barra, com uma ligação com a linha 1.
Quebrar a estação Ipanema é um absurdo, é gastar o dinheiro publico em obra que já foi feita.
E o solo de Ipanema, que é uma restinga, pode não suportar esse buracão.
Abçs
E l i s a R a m o s

Alcyr Cavalcanti disse...

Querido GUINA1
O metro do Rio seja da Barra ou prolongamentos é uma grande
tapeaçao (mais uma) de um governo altamente corrupto que está aí nos governando graças ao chamado arco de alianças.
Em nenhum (ou quase nenhum) país do mundo o metro é feito em linha reta, o que vai saturar cada vez mais o trajeto.
Por que não é feita a malha (ou rede, ou teia) urbana?
Porque o $$$$ vai pro bolso do cabralzinho, pezãozinho e asseclas.
Elementar meu caro Guina1
Mas o BLOG é melhor que o "governo" cabral/pezão/paulo mello
e o da história bem, bem melhor
abs fraternos, Alcyr

Andreas Valentin disse...

Show, Aguinaldo!

Maria Helena Malta disse...

Bacanésima a sua idéia. Parabéns!

Paulo Múmia disse...

Muito maneiro, to aqui um tempão vendo o Blog e as linhas de metro. Aguinaldo pra Vereador.

Bacana mesmo, meu amigão