Este é um momento marcante para a cidade: o Rio guina... para o futuro!
Nenhum carioca ficará incólume, nenhum carioca pode ficar indiferente.
Esta é também uma das minhas formas de participar: sugerir caminhos para o Rio.
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domingo, 13 de outubro de 2013

Picotando a Perimetral (e imobilizando o Rio)



Uma equipe de ladrões altamente técnicos picotou (para roubar) as vigas já retiradas da Perimetral, que querem derrubar... 
É sintomático que o prefeito tenha guardado, como um troféu, um pedaço do aço da Perimetral em sua própria casa (ou melhor, a casa em que mora enquanto prefeito, paga pelo povo carioca). Deve sentir-se engrandecido ao reconhecer-se na função de destruidor de patrimônios da cidade, escolhendo uma amostra de aço dessa obra (de destruição) como autoassumido prêmio simbólico, que deve estar ganhando também os concretos... 


Já que na “organização” urbana do Rio de Janeiro predomina a fragmentação das vias (e das vidas), façamos (enquanto mais este crime não é perpetrado) algumas observações sobre os argumentos apresentados e as motivações inconfessadas...


A demolição da Perimetral e a construção das via Expressa e Binário, segundo Fernando MacDowell, especialista contratado, dará não mais que 27% de aumento na capacidade do sistema viário (mas o dado é contestado pelo Ministério Público, e há previsão de aumento do tráfego).

 
Obra da Via Binário, Santo Cristo.

A Via Binário terá pontos de retenção, desaceleradores da velocidade dos carros, com mudanças de direção em ângulo de 90º (vide mapa), enquanto a Via Expressa colocará o tradicional engarrafamento da Perimetral em um túnel de 3km, uma loucura!... 
 [Espera-se que a paisagem perdida seja pintada nas paredes...]
A extensão do túnel até o início do Aterro do Flamengo foi uma decisão pessoal do prefeito e a Prefeitura (o carioca!...) vai pagar por isto. No entanto, "Paes acredita que a despesa possa ser amortizada com a venda do concreto e do aço que sobrarem do desmonte"... Dá pra acreditar?...



Trump Towers, previstas para a Av. Francisco Bicalho.
Retirar o elevado da Perimetral por razões estéticas, para agradar os mandarins do futuro “território dominado” do Porto “Maravilha”, é uma deturpação das tarefas da prefeitura. Basicamente, pretende-se liberar “o visual” dos projetos arquitetônicos do capital internacional (as “Torres”) e dos negócios do seu “departamento de publicidade”, a imprensa laudatória local (não por acaso, os museus do Mar e do Amanhã, são destaques nas apresentações oficiais). 

Todo este “investimento em destruição” será pago pela prefeitura do Rio (R$1,5 bilhão de custo para a derrubada da Perimetral, mais do que foi gasto no Maracanã superfaturado!). É uma espécie de “Lei dos Ganhos Privados”: os gastos (ou custos) são sempre do poder (e, portanto, do próprio) público... 

Há mais de 40 anos a igreja de N.S.das Dores
tem pela frente o elevado da Av. Paulo de Frontin.

E por que apenas esta demolição específica, entre tantas?... 
Trevo das Forças Armadas: trocar por túneis?..

Viaduto da Praia de Botafogo
No Rio de Janeiro, há dezenas de exemplos de elevados, viadutos, passarelas, pontes e outros objetos urbanos que, para seguir o mesmo critério, deveriam ser demolidos. 
E, apesar de ser um xodó do urbanismo atual, espaços amplos, esplanadas vazias, como seriam a Praça XV e o contorno do morro de São Bento, transformam-se, sob o sol tropical, em desertos...
E a questão da mobilidade, este sofrimento cotidiano?... Qual é o plano de transporte de massa para o Porto “Maravilha”?...  Até agora, os ônibus de sempre e o VLT, praticamente um veículo de passeio, integrados aos demais modais. Em termos de transporte de massa, isto não é integração, é fragmentação... 


Já foi proposto aqui o aproveitamento da Perimetral para o BRT TranBrasil, em que o BRT passaria pela borda da cidade e o usuário completaria a viagem no VLT. 


Pontos de retenção da Via Binário + proposta de caminho para BRT TransBrasil.
Ora, ao estilo do método patético que governa o Rio, por que não inverter a proposta e fazer com que (enquanto fica a Perimetral para os carros) o BRT TransBrasil, em vez de seguir pela Av. Pres. Vargas, passe pelas Vias Binárias?... 


Afinal, não é questão de manter a Perimetral a todo custo. 
É de não imobilizar o Rio de Janeiro a um custo altíssimo...
 
Atualizado em 16/10/2013.
 

11 comentários:

Anônimo disse...

Perfeito, Guima

Isabel Quental disse...

Muito bom Guina,
Vou compartilhar.
beijos
Isabel

Nireu Cavalcante disse...

Parabéns, Guina!
Texto da maior lucidez e denunciante dessa tragédia internacional-tupiniquim que ocorre em nossa cidade. E as entidades profissionais de arquitetos, engenheiros, geógrafos etc. estão omissas e coniventes com essa destruição!!!
Muita boa matéria.
Abraço, Nireu.

ADOREI ESSE SEU PENSAMENTO.

Não é questão de manter a Perimetral a todo custo.
É de não imobilizar o Rio de Janeiro a um custo altíssimo...

Cláudia Versiani disse...

Muito bom pena que o prefeito não vai tomar conhecimento...

Janie disse...

Mas agora que estão vendo isso????? Reclamar para quem?
Numa democracia em que se pode falar, mas nada se resolve!
Onde foram parar as vigas da Perimetral?
Porque tirar uma estrutura que tinha só 10% de vida util de uso......
Alguém toma alguma providência.....?
Janie

Anônimo disse...

é mais uma coisa estranha da cidade de são sebastião
os poucos engenheiros q conheço acham a obra uma temeridade
aquilo é mangue, imagina o custo
mas o tribunal liberou...
pagar eu sei quem vai

Jan disse...

Sou absolutamente a FAVOR da derrubada da perimetral. Ha um potencial enorme naquela area, que pode, alem de abrigar novos predios comerciais, virar um novo ponto turistico da cidade tal qual e Puerto Madeiro em Buenos Aires. O elevado degrada aquela area que tme um potencial enorme. De criar empregos, renda, desenvolvimento.

E espero que a extincao de 1500 vagas de estacionamento que foi implementada essa semana se torne permanente ate mesmo para depois das obras acabarem.

Valéria Villela disse...

​ Muito bom, guina, já divulguei, vou divulgar mais! bj

fabiotergolino disse...

Guina, muito bom que você enumere soluções, para deixar claro que não é uma idéia obsessiva como convém aos que são muito a favor da demolição. É claro que o razoável é ter visão d futuro e não d momento: criar polo urbano d exploração comercial e especulação imobiliária é típico das cidades que se tornaram balcão d negócios d seus governantes. A imagem dos paredões imitativos Trump Towers é totalmente patética, anacrônica e anti-originalidade. Coisa de "macaquitos". Reage povo! Guina, já se inscreveu no evento do CAU, para engrossar o coro d insatisfação?

Maria Isabel Hofmann disse...

Otimo, Aguinaldo !!!!!
acabei de compartilhar o link no meu facebook !!!!
Abraços
Isabel

Enviado via iPad

Gardenia Evelyn disse...

Sua matéria é perfeita. Parabéns. Você falou certo, quem manda não quer ouvir. Só vai entender quando os investidores do "Porto Maravilha" desistirem e a revitalização do porto não mais tiver verba para tal. Muitas pessoas têm acesso ao Prefeito e é a elas que me dirijo. Vamos fazer alguma coisa ANTES da catastrófica demolição da perimetral.
Gardenia Evelyn
(via Facebook)