Este é um momento marcante para a cidade: o Rio guina... para o futuro!
Nenhum carioca ficará incólume, nenhum carioca pode ficar indiferente.
Esta é também uma das minhas formas de participar: sugerir caminhos para o Rio.
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quarta-feira, 3 de outubro de 2012

A bola da vez do Metrô

Há muitas coisas com que se preocupar (sempre há...), mas o futuro não pode ser abandonado.

Entrega oficial do Tatuzão - Foto Rogério Santana
Dias atrás, não só foi anunciado o esdrúxulo nome da bola tatu-bola da Copa, como o governo do estado anunciou a construção de uma nova linha do Metrô (que é, na verdade, a Linha 4 original, defendida por tantos de nós), a ser escavada pelo “Tatuzão”, o alemão, após o término da desajeitada obra do “Linhão”...

Logo chegará a hora da decisão sobre qual caminho seguirá...
O trajeto que faz todo sentido tem sido proposto neste espaço: que a Linha Nova, passando por Jardim Botânico, Humaitá e Laranjeiras, cruze a Linha 1 na Glória (onde há espaço para serviços operacionais etc.) e contorne o Centro da cidade, atendendo o Santos Dumont, a Praça XV, o Porto, a Rodoviária, e se abrindo para os subúrbios e Galeão.   

Propor fixar o final da Linha 4 na estação Carioca (ou outro ponto qualquer do Centro) é atravancar o progresso, travar o crescimento e atrapalhar a reorganização da cidade, em termos do que o Metrô pode proporcionar. Importante é atender, ao máximo, às necessidades da cidade. Se o Metrô vai na direção do futuro, é o investimento que faz sentido. Terminar esta linha no Centro da cidade é empacar no passado...
Terminar esta linha no Centro é de uma incoerência absoluta, um tremendo desperdício de propósitos... Vai corresponder, vai parecer com a situação estranha da Central do Brasil, que deixa seus passageiros a pé mal eles chegam ao Centro... A linha do  Metrô tem que atravessar a área central da cidade e prosseguir na direção oposta, é a mais óbvia das soluções. E nada impede que seja uma linha longa, como, por exemplo, a própria linha do Metrô atual, o “Linhão”, de que tanto se orgulha o atual governo do estado.

E, vindo da Barra para cruzar o Centro, por onde esta linha vai passar?...
Ora, quem acredita nas promessas do crescimento do Rio altamente concentrado na área do “Porto Maravilha”, quem enxerga o futuro, ah, tem certeza: o Metrô tem que passar por ali!

A Linha N
O “Porto Maravilha” tem que ter Metrô, como condição mínima de funcionalidade!

É claro que há quem diga que não se pode propor uma linha de Metrô sem estudos técnicos... Então, a proposta que tenho feito (de passar pelo Centro, cruzar a região do Porto, ir em direção à Zona Norte e ao aeroporto) seria rejeitada... Acontece que, se for assim, é o caso de não apoiar a construção desta nova linha (que, na verdade, é a Linha 4 original), que foi proposta de maneira tão intempestiva, para aproveitar uma máquina que, afirmam, pode fazer o serviço.

Esta Linha Nova, que cruzará o Centro, é apenas uma parte de uma rede de transporte público que o Rio de Janeiro precisa. E não só o Rio de Janeiro, como o seu entorno, a Região Metropolitana. As linhas do Metrô precisam ir à Baixada. E Niterói e São Gonçalo precisam de uma rede de Metrô, não só da Linha 3, que só está vindo por conta do Comperj.

A ideia da Linha N está aqui, há algum tempo.
Pegue-a e defenda-a quem quiser.  
Use-a e realize-a quem puder.
O futuro agradecerá.

Um comentário:

Rubem Mauro disse...

Aguinaldo
tenho acompanhado a sua luta.
Esses politicos com mando não estão preocupados com a população, só com as empreiteiras que lhes dão dinheiro (suspeito).
Grande abraço do amigo
RM
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